O Instagram transformou a clonagem de sua concorrência em uma estratégia de bilhões de dólares. Lembra do Snapchat? Hoje em dia, nem nós.
Instagram Reels é um formato de conteúdo que permite criar e compartilhar vídeos de 15 segundos com outras pessoas. É uma tentativa do Facebook competir com o TikTok, que também visa a produção de vídeos curtos e é particularmente popular entre a Geração Z.
Embora criticado como um “imitador do TikTok”, o Instagram Reels recebeu reações positivas de influenciadores e marcas. Muitos criadores disseram que planejam experimentar os Reels enquanto mantêm sua presença no TikTok. Os carretéis já estão sendo usados por marcas como Sephora, Walmart e Netflix.
Uma plataforma de mídia social essencial para marcas de todos os tamanhos, o IG continua sendo o canal de preferência para um cobiçado grupo demográfico mais jovem, que prefere sua interface simples e visual. Por que? Reinvenção. À medida que novas ferramentas, recursos ou outras plataformas sociais ficam online. As visualizações Instagram tem sido rápido em se adaptar, evoluir e, como foi o caso do Snapchat, conquistar.
Portanto, foi apenas uma questão de tempo até que o IG desenvolvesse sua ofensiva para a mais recente queridinha das mídias sociais, é extremamente popular plataforma de edição de vídeos curtos TikTok. Com sua força financeira, audiência global integrada e influência, o IG tem a atração gravitacional para captar o que os canais emergentes fazem tão bem e, muitas vezes, melhor.
Chame-o de clone ou de negócio inteligente, diga olá para o Reels, o mais novo canal dentro de um canal do IG que visa conter o fascínio viral do TikTok e integrá-lo em sua experiência nativa.
Aqui estão algumas dicas e ideias sobre como sua marca pode começar a alavancar os carretéis.
Aprenda e observe o TikTok
A grande maioria dos criadores usa TikTok e Reels simultaneamente. Com tantos dos vídeos mais virais em vídeos TikTok reaproveitados do Reels, como marca você pode ser mais estratégico em sua abordagem aos tipos de conteúdo que podem – ou não – funcionar nos Reels. Afinal, quais tendências no TikTok em uma semana podem fazer o mesmo nos Reels na próxima.
Novas oportunidades de conteúdo
Antes de tudo, a medida que o conteúdo in-feed do IG se torna cada vez mais editorial e com curadoria, os Reels permitem às marcas uma rampa de saída para mais liberdade no conteúdo que criam. Intencionalmente mais casual, o conteúdo dos Momentos deve parecer autêntico. O conteúdo também é focado no entretenimento. Para os anunciantes, não se trata de um anúncio polido, mas de encontrar maneiras criativas e informativas de transmitir a história de sua marca ao público. Mantenha a execução divertida, educacional e menos cuidada – pense em criar publicações peculiares para compras, instruções ou demonstrações humorísticas, estudos de caso de clientes ou depoimentos e recapitulações de eventos especiais. Portanto, procure continuamente oportunidades envolventes nos bastidores para destacar sua marca de novos ângulos.
Prioridade de plataforma
Antes de mais nada, ao contrário do Instagram Stories, onde o conteúdo desaparece em 24 horas, Reels é um espaço expandido e mais permanente para compartilhamento. A oportunidade de obter uma exposição mais ampla aumenta drasticamente nos Momentos em comparação com as histórias e postagens no feed. Na verdade, as marcas no IG que criam conteúdo nos Reels são recompensadas de forma orgânica. Dessa forma, com maior visibilidade nas páginas do aplicativo Discover com aqueles que ainda não os seguem. Você pode aumentar sua base de seguidores não pelo engajamento tradicional, mas por views brutos. Pois, comprar visualizações Reels tornará seu post mais visível em comparação a de seus concorrentes.
Maneiras criativas de anunciar
E, embora atualmente você não possa anunciar diretamente nos Momentos, com anúncios in-feed separados ou postagens otimizadas, seu formato é ideal para alavancar criadores e influenciadores sociais em nome de sua marca. Alcance novos e ampliados públicos fazendo parceria com personalidades digitais relevantes para criar conteúdo autêntico que ressoa com seus seguidores.
Concluir
Pode ser muito cedo para dizer que o Instagram Reels terá sucesso como seu antecessor, Stories.
O Instagram Reels pode ser outra maneira de marcas e empresas entenderem ainda mais seu público do IG. As únicas métricas atualmente disponíveis para Momentos são contagem de views, curtidas no instagram e comentários.
Mas, assim como no TikTok e no Instagram Stories, prevemos que o Instagram Reels terá análises aprofundadas no futuro.
Seja qual for sua marca ou negócio, há uma oportunidade criativa esperando por você.