Antes de mais nada, se você está procurando maneiras de impulsionar seu marketing de mídia social, Instagram TV ou IGTV, pode ser o canal perfeito para envolver seu público. Se você já usa o Insta em sua estratégia de marketing de conteúdo, Instagram TV pode ser o próximo passo lógico para aumentar o conhecimento da marca, o envolvimento e a fidelidade do cliente.
Como uma plataforma única de conteúdo de vídeo longo, instagram TV não é para todas as marcas, mas certamente oferece um enorme potencial para as marcas certas. Neste artigo, analisaremos algumas das vantagens de adotar a IGTV para ajudá-lo a descobrir se o instagram TV é para você.
Lembre-se de que, mesmo para as marcas certas, o Instagram TV requer uma abordagem personalizada em comparação com outras plataformas. Portanto, também discutiremos como obter mais visualizações IGTV no instagram.
Por que se aliar ao IGTV?
O Instagram TV começou em uma situação instável, com muitas marcas lutando para ganhar força por meio deste canal novo e promissor.
Mas os desenvolvedores da IGTV ouviram esse feedback e já fizeram uma série de mudanças e adaptações significativas para melhorar a funcionalidade da plataforma. Ao ler as vantagens para adotar o Instagram TV, você verá quais são essas mudanças mais recentes e como trabalhá-las a seu favor.
” Veja também Por que as visualizações do Instagram são muito importantes “
1º é brilhante e novo
Tendo lançado em junho de 2018, Instagram TV ainda está crescendo. Isso significa que muitas marcas não o estão usando em comparação com outras plataformas, como Instagram, Facebook e Snapchat e todos nós vimos como essas plataformas se tornaram competitivas.
Como a IGTV é menos competitiva, a utilização do Instagram TV para sua marca oferece o que é conhecido como “vantagem do pioneiro”. Você pode atingir seu público e estabelecer uma conexão mais profunda com eles antes que outras marcas entrem no movimento e o mercado fique saturado.
2º está ligada ao IG
Embora o Instagram TV tenha experimentado algumas dozes de crescimento, sua plataforma-mãe, Instagram, ainda está experimentando um forte crescimento.
As tendências de marketing de conteúdo de 2021 mostram que o Insta alcançará um total de 112,5 milhões de usuários nos Estados Unidos em 2021. Isso marcará um aumento de mais de 5% em comparação com o ano anterior.
Lembrando que o público americano representa apenas 11% de todos os usuários do Insta, essas tendências de marketing de conteúdo de 2021 mostram números impressionantes. Como criador do IGTV, você pode alavancar a popularidade do IG para aumentar seus fãs no Instagram TV.
É verdade que nos primeiros dias da IGTV, os usuários lutaram para ganhar tração e serem descobertos no Instagram TV. Isso acontecia porque as marcas não estavam conseguindo que suas presenças no Instagram TV fossem descobertas por seu público usual, nem pela comunidade em geral.
Uma das mudanças mais eficazes feita na plataforma Instagram TV tem permitido aos criadores postar pré-visualizações de seus vídeos IGTV em seu feed IG usual. Desde então, a descoberta foi muito mais fácil.
O novo recurso de views não apenas permite um marketing de mídia social multicanal mais holístico, mas também é ótimo porque seu público nem precisa ter o app instagram TV para descobrir e visualizar seu canal.
3º criar um vídeo longo
IGTV é a solução do Insta para a produção de conteúdo de formato longo. É similar à TV, exceto com uma diferença importante – é nativo para digital e ideal para celular.
Quando você se inscreve no Instagram TV como uma marca, você obtém um canal em vez de um perfil, com muitos dos benefícios de possuir sua própria estação de transmissão, exceto por uma taxa muito mais econômica!
A IGTV foi projetada de forma especifica para suportar conteúdo longo, assim, construída para fazer o que o Insta e outras plataformas não podem. Usuários regulares e marcas podem criar vídeos de até 10 minutos de duração, enquanto usuários verificados podem enviar vídeos de até uma hora de duração.
O conteúdo de formato longo tem muitos benefícios para as marcas, permitindo que você:
- Mostre produtos
- Poste vídeos de instruções
- Crie vídeos explicativos
- Eduque o público
- Construa uma comunidade
Originalmente no formato móvel vertical apenas, Instagram TV adicionou um formato horizontal também, dando a você ainda mais versatilidade ao criar vídeo para sua estratégia de marketing de conteúdo.
Observe que o vídeo formato longo pode obter menos espectadores do que o conteúdo que pode ser lanchado, mas os espectadores podem ser mais envolvidos. Isso é o que torna o formulário longo útil na extremidade inferior do funil de marketing, e não no topo.
4º tem um aplicativo autônomo
É possível criar um canal IGTV e fazer upload de conteúdo de vídeo usando o app regular do Insta ou site no desktop. No entanto, Instagram TV vem com seu próprio app autônomo, dando aos criadores a funcionalidade máxima para criar conteúdo original e envolvente.
O app IGTV também possui recursos para ajudá-lo a monitorar seus resultados. Ou seja, você pode acessar Instagram TV Insights para cada vídeo que enviar. Ao tocar nos insights, você verá suas taxas de envolvimento, incluindo curtidas no instagram, comentários e views.
Um item importante no Insights é a “retenção de público”, que mostra a porcentagem do vídeo que seu público obteve. Use essas informações para determinar qual conteúdo está prendendo a atenção de seus espectadores e qual não está, para que você possa otimizar seu futuro conteúdo de vídeo.
5º tem um recurso de série
Outra atualização inteligente do Instagram TV foi a introdução do recurso da série IGTV. Isso permite que você crie listas de reprodução em torno de vários tópicos ou temas, que são reproduzidos de forma automática na ordem que você escolher.
A vantagem da série é que ela agrupa e organiza seu conteúdo de uma forma útil e interessante para o seu público. Por exemplo, em vez de vasculhar seus vídeos ao acaso, os usuários podem ir diretamente para a lista de reprodução que é relevante para o seu interesse imediato de visualização, seja como fazer ou conteúdo leve e engraçado.
Outra grande vantagem das séries é que podem ser vistas tanto dentro do app IGTV quanto no seu perfil do Insta. Isso é ótimo para chamar a atenção do público para sua série.
Aqui estão algumas outras vantagens da série
Incentiva os usuários a continuar assistindo: quando um vídeo termina e o outro começa de forma automática, os usuários ficam menos inclinados a tocar em outra visualização ou mudar de canal.
Ótimo para branding: com vídeos organizados em séries, você pode criar conteúdo de vídeo com um propósito claro e mensagens consistentes
Uma ótima dica sobre como criar uma série Instagram TV e sempre enviar uma imagem de capa para cada vídeo e vincular os vídeos conectados a um tema visual. Isso tornará seus vídeos mais atraentes para os espectadores em comparação com uma miniatura padrão e também os ajudará a apreciar a série como uma sequência unificada.
Como obter mais visualizações na IGTV
Agora que você sabe por que o Instagram TV pode ser uma grande oportunidade para as marcas e como trabalhar a plataforma para obter melhores resultados, aqui estão algumas dicas extras sobre como conseguir mais espectadores.
Veja também como comprar visualizações Reels e a melhor hashtag para aumentar seguidores SDV.
Prenda seus espectadores
Antes de tudo, se você está mudando para um conteúdo de vídeo de formato longo, você já é adepto da criação de vídeos envolventes usando as histórias do Insta. Isso funcionará a seu favor ao criar conteúdo de formato longo, porque você será bom em chamar a atenção dos espectadores em um curto período de tempo.
De acordo com pesquisas sobre conteúdo de formato longo, os primeiros 30 segundos do vídeo são cruciais para ganhar e prender a atenção do espectador. Portanto, ao criar um vídeo de formato longo, concentre-se em incluir um gancho nos primeiros 30 segundos. Pense em como você pode intrigar seus espectadores para que continuem assistindo ao vídeo.
Conteúdo do plano
Embora o conteúdo de formato longo mostre semelhante ao formato curto, pois precisa chamar a atenção do visualizador de forma rápida, diferente do formato curto porque precisa trabalhar mais para reter a atenção do visualizador. É aqui que entra o planejamento de sua criação de conteúdo. A espontaneidade costuma ser eficaz para conteúdo curto, mas o formato longo requer planejamento para garantir que cada momento seja relevante, útil e envolvente.
Isso também significa que o conteúdo de formato longo consome muito mais tempo e, portanto, é mais caro para criar. Esse investimento pode não ser o investimento certo para todas as marcas. Mas se o conteúdo de vídeo de formato longo tiver um propósito útil em seu marketing de mídia social, ele pode ser um componente muito eficaz de sua estratégia de marketing de conteúdo.
Use hashtags
Antes de mais nada, lembre-se de que, ao contrário de outras plataformas como YouTube e TikTok, IGTV não tem uma função de pesquisa. Isso significa que os usuários não podem descobrir sua marca pesquisando tópicos de interesse. No entanto, eles podem pesquisar canais ou marcas específicas.
Para aumentar sua visibilidade, você terá que usar hashtags nas descrições de seus vídeos. Afinal, isso torna você detectável por aqueles não seguidores, além de seu público IG normal.
Marketing de mídia social IGTV
Ainda em sua infância, o Instagram TV é uma promessa para marcas que buscam alcançar seu público por meio de conteúdo de vídeo de formato longo, nativo para dispositivos móveis.
Tendo passado por várias transformações durante sua curta vida, Instagram TV agora está mais utilizável do que nunca.
Ao permitir que os criadores postem videos nos feeds do Insta, as marcas podem ganhar mais visibilidade por meio do app IG original e se tornar mais detectáveis para novos públicos. Com o último recurso da série IGTV, as marcas podem prender seu público e manter sua atenção por mais tempo, alimentando-os de forma automática com sequências de vídeos relevantes.