Você já ouviu falar em pods do Instagram? Se você não estiver familiarizado com o termo, seus pensamentos podem se voltar para fones de ouvido ou um grupo de golfinhos no oceano. Mas os pods do Insta são algo totalmente diferente, e há um grande debate sobre se eles funcionam ou não. Continue lendo para saber o que são os pods do Insta, o que eles fazem e se sua empresa se beneficiaria com a adesão.
O que são Pods do Instagram?
Um pod do Insta é essencialmente uma mensagem direta do grupo que ajuda seus membros a obter mais engajamento. Se você faz parte de um pod, provavelmente funciona mais ou menos assim: você une uma mensagem direta com qualquer lugar de uma dúzia a algumas centenas de outras pessoas em seu setor (isso é chamado de “pod”). Quando você posta algo no seu IG, você compartilha essa postagem na mensagem de grupo. Então, todos os outros no grupo gostam da sua postagem e / ou deixam um comentário. Da mesma forma, quando eles postam no Insta, você se envolve com os posts deles também.
A ideia por trás desses grupos de engajamento do Insta é superar o algoritmo, ajudando a aumentar seu engajamento para que seus posts sejam “impulsionados” para o topo e tenham um bom desempenho. Fazer parte de um pod do Insta pode ajudar seus posts a serem destacadas na página Explorar, para que o maior número possível de pessoas possa vê-las.
Existem alguns tipos diferentes de pods do Insta. O tipo mais básico e comum é uma mensagem em grupo no IG. Com esse tipo de pod, você compartilha posts em uma mensagem direta. Você também pode entrar em um pod do Insta no Telegram. Este é um aplicativo de terceiros que funciona essencialmente da mesma maneira que um DM de grupo do Insta, mas em um cronograma mais rígido. Finalmente, alguns pods simplesmente pedem que você ative as notificações de postagem para os outros influenciadores em seu grupo para que você possa interagir com os posts deles imediatamente.
Onde encontrar pods do Instagram
Encontre pods do Insta que podem se adequar a você, pesquisando online. Grupos do Facebook são um bom lugar para começar. O aplicativo Telegram também é uma plataforma popular para pods do Insta. Este app de mensagens usa automação para obter o envolvimento que você deseja. Um bot automatizado compartilhará uma lista de nomes de usuário do Instagram com o seu grupo, e você visitará cada perfil e interagirá com seus posts recentes (dentro de 45 minutos a partir de quando os nomes de usuário forem compartilhados). Você pode ingressar no Telegram criando um nome de usuário e, em seguida, procurando um pod em seu setor.
Às vezes, você também pode localizar pods em liberdade, observando as contas de influenciadores do Insta. Você já percebeu que a mesma meia dúzia de pessoas estão constantemente interagindo com o conteúdo umas das outras? Eles podem fazer parte de um pod. Portanto, entre em contato com um deles via Instagram DM e pergunte se eles têm um pod e se estão aceitando novos membros (certifique-se de que você os está seguindo e interagindo com suas postagens).
Os Pods do Instagram têm benefícios reais?
Os grupos de engajamento no Insta parecem ter muitos benefícios para as pessoas que se juntam a eles. O principal benefício é simples – mais engajamento. Embora seus seguidores possam ou não interagir com seus posts, as pessoas em seu pod definitivamente o farão. E quanto mais eles se envolvem com suas postagens, maior será a probabilidade de seus seguidores interagirem com seus posts também. Alguns pods do Insta têm centenas de membros – o que equivale a uma série de curtidas e comentários garantidos em seus posts.
Os pods do Insta também são uma ótima maneira de impulsionar seus posts e colocá-los no topo dos feeds de seus seguidores ou na página Explorar. Na verdade, é por isso que os pods foram criados pela primeira vez. O IG costumava mostrar as novas postagens cronologicamente. Agora, no entanto, o algoritmo do Insta considera o comportamento anterior do usuário e favorece postagens que acha que o usuário gostará. Para marcas, isso significa que seu conteúdo pode ser menos visível, até mesmo para os usuários que seguem você.
O algoritmo do Insta também tende a favorecer conteúdo com altas taxas de engajamento. Ao participar de um pod do IG, seu engajamento aumentará. E isso significa que é mais provável que seu conteúdo seja visível para as pessoas que precisam vê-lo. Essencialmente, um pod do Instagram pode ajudar a “provar” ao Insta que seu conteúdo é digno de ser o topo do feed.
Os pods também podem ser uma oportunidade valiosa para networking. A maioria dos pods é categorizada por setor ou nicho. Portanto, quando você entra em um pod, os outros nesse pod provavelmente estarão no mesmo campo. À medida que você interage com as postagens deles e eles interagem com os seus, relacionamentos verdadeiros têm o potencial de se formar.
Existem riscos envolvidos?
Os pods do Insta têm vários riscos envolvidos. Quando você usa um pod, obtém muito mais engajamento em sua página, o que à primeira vista é uma coisa boa. No entanto, o envolvimento que você está obtendo não é 100% natural e autêntico. Isso faz duas coisas: mexe com sua taxa de engajamento e também pode fazer sua empresa ficar mal se alguém descobrir.
Se o número de curtidas e comentários que você está recebendo excede em muito o seu número de seguidores, é muito fácil para as pessoas descobrirem que seu envolvimento não é autêntico. O próprio IG também pode notar. Os pods do Insta são tecnicamente contra os termos de serviço do Insta porque são um método de engajamento falso. O Facebook suspendeu grupos de engajamento do Instagram no passado.
Os pods do Insta também podem atrapalhar sua taxa de engajamento. Quando você entra em um grupo pela primeira vez, sua taxa de engajamento vai subir. À primeira vista, isso pode parecer ótimo. No entanto, as pessoas em seu grupo provavelmente não são clientes de sua marca, podem não ser seu público-alvo e muito provavelmente não planejam fazer uma compra em sua loja. Portanto, sua taxa de engajamento não fará muito sentido e será muito difícil para você descobrir qual conteúdo realmente tem um bom desempenho entre seu público-alvo e qual não.
Para fazer parte de um pod, você precisa ser altamente responsivo, curtindo e comentando todas as postagens de outros usuários em um determinado período de tempo. Os pods do IG são muito rígidos e você precisa estar preparado para investir todo o tempo que levará todos os dias para se manter atualizado. Por outro lado, você pode utilizar o método de comprar curtidas Instagram no qual aumentará sua visibilidade e credibilidade em seus posts.
Os pods do Instagram estão ficando mais populares?
Os pods do Insta estão em uso desde 2016, quando o algoritmo do IG mudou. Nos últimos anos, eles continuaram a crescer, tornando-se mais difundidos como um método de obter engajamento. Um estudo mostrou como os números aumentaram: ele encontrou 7.000 postagens associadas a pods em março de 2017, 55.000 postagens em março de 2018 e 100.000 postagens em março de 2019.
Os pods do Instagram ainda são populares, mas são eficazes? Os pods podem ser uma ótima escolha para um usuário do Instagram, mas não funcionam bem para outra pessoa. Você precisará pesar os riscos e benefícios ao pensar se um pod do Insta funcionará para você.
Outras maneiras comprovadas de aumentar o envolvimento com o Instagram
Felizmente, os pods do Insta não são a única maneira de obter mais engajamento no Instagram. Na verdade, eles são totalmente opcionais. Aqui estão algumas outras táticas comprovadas que você pode usar para aumentar seu envolvimento no instagram.
Use Hashtags
Hashtags são um método excelente para crescimento e engajamento no Insta. Use hashtags de tamanho médio para obter melhores resultados e inclua algumas hashtags em cada legenda postada. Por exemplo, o Subwaybrasil colocou de forma estratégica várias hashtags em algumas legendas, incluindo tags como #subwaynaNBA, #nbabrasil, #momentoSubway, #diadafamilia entre outros como #SDV, #TBT e etc…
Postar vídeos
Os vídeos são muito populares no Insta e isso não vai acabar tão cedo. Marcas e influenciadores postam muitos vídeos no IG, e há um bom motivo – eles conseguem mais engajamento. Tente postar vídeos informativos ou divertidos (em sua postagem ou como Reels ou IGTV) para seus seguidores desfrutarem. Além disso, com a estratégia de comprar visualizações Reels sempre te dará resultados incríveis. Pois, comprar visualizações Instagram é, portanto, um dos melhores métodos de crescer a popularidade dos seus vídeos e obter visibilidade absoluta.
Incluir uma frase de chamariz
Inclua uma frase de chamariz em sua legenda, mesmo que seja apenas uma pergunta simples. Pois, é super importante para incentivar seus fãs a comentarem e interagir com você.
Use Instagram Stories
As histórias do IG são o lugar perfeito para aumentar seu envolvimento. Enquetes, caixas de perguntas e outros recursos interativos permitem que seus seguidores interajam com você como nunca antes. Marcas, influenciadores, empresas e outros, abraçaram o poder das histórias do Insta.
Promoção cruzada
Nossa dica final para aumentar o engajamento no Instagram é promover sua conta em outras plataformas de mídia social. Seus seguidores no Twitter sabem que você tem um Instagram? Você vincula seu perfil IG na descrição de seus vídeos no YouTube? Você poderia promover seu sorteio Insta no Facebook? Portanto, se alguém segue sua marca no Twitter, YouTube ou Facebook, há uma boa chance de que ele queira segui-la no Insta também.
Aumente o seu envolvimento com o Instagram
Antes de tudo, se você acha que os grupos de engajamento do Insta são a escolha certa para você com base nos prós e contras descritos acima, escolha um pod Instagram muito pequeno. Os pods que têm apenas 10-20 pessoas e são muito pequenos podem ajudar a combater alguns dos contras. Independentemente de você ingressar em um grupo, no entanto, focar nas outras estratégias de engajamento listadas aqui ajudará a aumentar sua taxa de engajamento e construir sua conta no IG.