Em 2021, o Insta se tornou uma peça crítica do quebra-cabeça de marketing para muitas marcas e empresas. Quer você pense que sua empresa tem um lugar no Instagram ou não, há uma boa chance de seus clientes ideais estarem na plataforma apenas esperando para segui-lo e aprender mais sobre sua marca, produtos ou serviços.
O que é marketing no Instagram?
É bastante autoexplicativo, mas existem muitas facetas diferentes no marketing do Instagram. Você sabia que 90% dos 1 bilhão de usuários do Insta seguem uma empresa? Com números como esses, faz sentido que sua empresa esteja presente na plataforma. Dito isso, existem muitas maneiras de você realmente usar o IG para comercializar e promover sua marca.
O primeiro passo é criar uma estratégia de marketing completa para o Insta para que você saiba exatamente como usar a plataforma a seu favor. Quando você tiver uma estratégia definida, também poderá avaliar se seu conteúdo e táticas estão realmente valendo a pena para sua marca.
Como desenvolver uma estratégia de marketing no Instagram para 2021
Há muito a se considerar na hora de criar sua estratégia de marketing no Instagram em 2021. Afinal, a plataforma acabou de lançar Reels, eles já tinham Stories, IGTV, Instagram Live, postagens de feed, publicidade. Agora, os guias do Insta estão se tornando mais populares no IG.
Pode parecer que há sempre algo novo para aprender e fazer no aplicativo. E embora possa ser o caso, você vai querer criar sua estratégia de marketing do Instagram para não perder muito tempo explorando coisas novas que podem não levar a resultados. Então, aqui estão 6 etapas para criar uma estratégia de marketing no Instagram.
- Determine seus objetivos. Você quer gerar vendas no Instagram? Conseguir mais assinantes de e-mail? Construir conexões? Escreva como seria o sucesso para você na plataforma.
- Decida uma programação de postagem. Com que frequência você poderá postar no Insta de forma consistente? Não morda mais do que você pode mastigar.
- Considere como você vai aumentar seus seguidores e engajamento. Afinal, esse é o propósito de estar no aplicativo.
- Configure sua conta do Instagram e certifique-se de que é um perfil comercial. Isso lhe dará acesso a informações adicionais.
- Considere formas pagas de promoção, como anúncios ou marketing de influenciador.
- Crie um plano para analisar seu desempenho para que você possa ver o que está funcionando e o que não está.
Se alguma dessas etapas parecer opressora, não se preocupe. Temos 27 dicas de marketing diferentes no IG que você pode usar para apoiar sua estratégia e criar um plano implementável para fazer de 2021 o seu melhor ano no Insta.
Dicas de marketing do Instagram
Para facilitar, vamos dividir essas dicas em sete seções diferentes para que você possa encontrar as melhores dicas para apoiar seus objetivos.
Dicas de criação de conteúdo
1. Calendário de conteúdo
Vamos começar com o truque mais básico: criar um calendário de conteúdo. Depois de saber com que frequência deseja publicar o conteúdo, você pode organizá-lo e planejá-lo com antecedência para ver o que será publicado e quando. Também pode ser útil ter um ritmo para o seu conteúdo.
2. Conteúdo gerado pelo usuário
Para ajudá-lo com a criação de conteúdo, considere a criação de uma campanha para gerar conteúdo gerado pelo usuário (UGC). Isso não apenas tirará parte do trabalho de criação de seus ombros, mas também ajudará a fortalecer a confiança de seus seguidores em você. As pessoas esperam que as marcas digam coisas boas sobre si mesmas. Isso significa mais quando se trata de seus usuários. Você pode pesquisar para ver se alguém está postando sobre sua marca ou criar uma hashtag para que seus usuários possam criar conteúdo em seu nome. Lembre-se de pedir permissão a eles antes de postar novamente!
3. Conteúdo reaproveitado
Mencionamos anteriormente que existem muitos tipos de conteúdo no Insta. Iremos nos aprofundar nesses tipos mais tarde, mas é importante lembrar que você não precisa necessariamente criar um novo conteúdo para cada subplataforma.
Em vez disso, crie um vídeo IGTV, poste em seu feed e também compartilhe em suas histórias. Você também pode usar o mesmo conteúdo em outras plataformas de mídia social, em seus e-mails ou em seu site para estender a vida útil de seu conteúdo. Por exemplo, use seu feed do Insta para promover podcast e também compartilhar um clipe de suas histórias.
4. Prepare as fotos com antecedência
Não se pegue desprevenido. Ao planejar seu calendário de conteúdo com antecedência, certifique-se de ter fotos ou imagens prontas para enviar. Aproveite os passeios ou os momentos em que você tiver uma câmera para fotos em lote. Eles podem ser do seu produto, membros da equipe ou qualquer coisa que funcione bem com a sua marca.
Por exemplo, planeje uma sessão de fotos e, em seguida, use essas fotos em seu feed. Seguidores não se importam se você tem a mesma roupa!
Dicas de crescimento de seguidores
5. Marca consistente
A próxima parte de seu marketing no Instagram para se concentrar é em aumentar o número de seguidores. Uma maneira de fazer isso é tornar mais fácil para os seguidores em potencial escolherem clicar em “seguir”. A melhor maneira de fazer isso é usando uma marca consistente em seus posts. Quando seus seguidores em potencial visitam sua página, eles querem saber o que esperar de você. Portanto, ao criar conteúdo de marca, você está fazendo uma promessa aos seus seguidores, e eles podem ter certeza do tipo de conteúdo que verão.
6. Promoção cruzada
Então, falamos sobre redirecionar seu conteúdo para outras plataformas, mas você também pode promover sua conta do Insta em outras plataformas. É provável que seus fãs de confiança em outros sites também queiram ver seu conteúdo do IG, então compartilhe seu conteúdo do Insta e tenha um link para seu perfil em outras plataformas de mídia social, em sua assinatura de e-mail e muito mais.
7. Hashtags
É verdade: as hashtags podem ser uma excelente fonte para aumentar seus seguidores. A chave é encontrar e usar as hashtags certas. Você não quer usar hashtags com milhões de posts, caso contrário, a sua se perderá. Quanto mais específico você puder ser, melhor e mais direcionado será o público-alvo. Você pode usar até 30 hashtags e adicionar uma mistura de tamanhos e tipos de hashtags. Por exemplo, se você for aquela pessoa que posta algo relacionado a moda, você pode tá utilizando algumas hashtags para obter ainda mais curtidas e seguidores. Como, #moda, #modafeminina, #modamasculina, #fashion, #lookdodia, #estilo, #look, #modafashion, #tendencia, #looks, #style, #modachic, #roupasfemininas, #instamoda, #sdv, #instagood, #love, #atacado, #roupas, #instamoda, #verao, #vestidos, #tendencias, #lookdodiabrasil entre outros.
8. Conteúdo consistente
Acredite ou não, uma das melhores coisas que você pode fazer para atrair (e reter) seguidores por meio do marketing do Insta é criar conteúdo de forma consistente. Pois, isso dará a seus seguidores um motivo para permanecerem por perto e, quando alguém pensar em segui-lo, eles terão algum conteúdo para percorrer para ver se são adequados. Você não precisa postar todos os dias, mas siga uma programação que funcione para você.
Dicas de engajamento
9. Brindes
Quando se trata de marketing no Instagram, o envolvimento reina supremo. Quando seus seguidores se envolvem com seu conteúdo, isso mostra ao Insta que as pessoas consideram seu conteúdo valioso. Nesse sentido, se você está procurando melhorar sua taxa de engajamento, uma das maneiras mais simples de fazer isso é hospedando brindes.
Mencionamos brindes como uma forma de aumentar seus seguidores, mas você também pode usá-los para melhorar seu engajamento. Por exemplo, dá ao público a chance de ganhar várias coisas, como algum item de sua loja, ao se envolver com seus posts ao longo da semana.
10. Dê engajamento
A melhor maneira de conseguir engajamento no IG é oferecendo engajamento. Encontre seus clientes e seguidores ideais no Insta e deixe comentários e curtidas em seus posts. Afinal, é mais provável que eles voltem e se envolvam com você. Além disso, responda ao máximo possível de comentários que as pessoas deixam em seus posts. Isso os incentiva a voltar e deixar mais comentários depois. Outra coisa importante que você pode tá utilizando para obter mais curtidas de forma rápida e mais visibilidade é comprar curtidas Instagram. Esse método pode ser usado em qualquer post que você preferir. Portanto, não perca tempo, qualquer dúvida fale conosco via WhatsApp.
11. Escreva legendas fortes
Outra ótima maneira de melhorar sua taxa de engajamento no IG é escrever legendas melhores e mais atraentes. Muitas pessoas farão o que lhes é pedido, por isso, certifique-se de que está a pedir aos seus seguidores que se envolvam nas suas publicações. Mesmo se você adicionar uma frase de chamariz simples como “toque duas vezes se concordar” ou “comente abaixo”, você pode fazer com que mais pessoas se envolvam com seus posts.
12. Otimize suas histórias
Instagram Stories é um dos melhores lugares para aumentar seu engajamento e melhorar seu marketing no Insta. Nesse sentido, você pode adicionar adesivos que estimulam o envolvimento, como por exemplo, pedir mensagens diretas em resposta a uma pergunta ou simplesmente criar conteúdo de qualidade que seu público queira assistir.
Usando o Instagram para negócios
13. Otimize seu perfil
Quando você usa o Insta para negócios, quer ter certeza de que tem um perfil de negócios. Você poderá acessar muito mais informações dessa forma. Você também deseja otimizar seu perfil para que esteja pronto para converter potenciais seguidores em seguidores. Com uma declaração clara de quem você é e o que você faz, uma boa foto de perfil, destaques, se aplicável, e um link para mostrar aos fãs aonde ir, você estará pronto.
14. Instagram Reels
O mais novo recurso do Insta, Reels, está crescendo em popularidade e agora é a hora de pular para o seu negócio. Se você deseja experimentar movimentos de dança ou simplesmente bater palmas no ritmo da batida e sobrepor texto com dicas de negócios, você certamente encontrará um estilo de Momentos que funcione para você e sua marca pessoal. Além disso, para tornar seus vídeos virais a ponto de aparecer na aba explorar, comprar visualizações Reels no Instagram fará com que seu post obtenha mais e mais views. Portanto, os Momentos são uma ótima maneira de apresentar sua marca a novas pessoas, então aproveite essa exposição.
15. IGTV
Outra ótima estratégia de marketing do IG é também mergulhar na IGTV. É aqui que você pode enviar conteúdo de vídeo de formato longo para realmente ensinar algo a seus seguidores, ou trazê-los para um longo período de bastidores. Você pode investir em comprar visualizações Instagam, pois, te ajudará a obter ainda mais views e possivelmente aparecer na aba explorar. Assim, você também pode redirecionar seus vídeos do YouTube para IGTV (ou vice-versa), mas é útil editá-los para que fiquem verticais para IGTV.
16. Instagram Shopping
Esta é uma das estratégias de marketing mais recentes do Insta. Mas, se você ainda não usou o Instagram shopping e vende produtos físicos, é hora de adicioná-lo ao seu plano. Você pode dar aos seus fãs a capacidade de comprar de você dentro do próprio IG, o que reduz as chances de eles decidirem não comprar enquanto clicam fora do Insta para chegar à sua loja.
Marketing de influência
17. Estratégia
Acima de tudo, o marketing de influência é um dos melhores métodos de marketing do Insta, então vamos mergulhar de cabeça nele. A melhor maneira de trabalhar com influenciadores é criando uma estratégia. Dessa forma, comece fazendo uma lista de todos os influenciadores que você acha que poderiam funcionar bem com sua marca. Você desejará escolher estrategicamente pessoas cujo público-alvo seja preenchido com seus seguidores ideais. Depois de ter sua lista pronta, é hora de colocá-la em uso.
18. Aquisições
Fale com um dos influenciadores de sua lista e comece a construir um relacionamento com ele. Depois que eles souberem quem você é e o que sua marca faz, considere apresentar uma aquisição para eles. Nesse caso, eles viriam e assumiriam as histórias da sua marca no Insta por um dia. Eles encorajariam seus seguidores a seguir sua página para ver suas aventuras e provavelmente falariam sobre sua marca ao longo do dia também. Você também pode fazer com que alguém assuma o controle de seus posts de feed ou pelo menos promova a aquisição em seu feed.
19. Postagens patrocinadas
Isso pode ser ainda mais comum do que aquisições. Você viu uma postagem no Insta que foi acompanhada por #deanuncios ou #patrocinadas? Então você viu uma postagem patrocinada de um influenciador. Portanto, considere conversar com alguns dos influenciadores de sua lista para ver se eles estariam interessados em um relacionamento como este.
20. Instagram Live
Você sabia que pode trazer outras pessoas para o seu Instagram Lives com você? Portanto, tente agendar uma Live com um dos influenciadores de sua lista e incentive-o a promovê-lo para seus seguidores.
Ferramenta e serviço do Instagram
21. Super Fama
Você não precisa fazer todo o marketing do IG sozinho, sabe. Pois, existem muitos serviços e ferramentas que você pode usar para ajudá-lo ao longo do caminho. Em primeiro lugar, vamos falar sobre marketing de engajamento e o Super Fama. Mencionamos anteriormente que uma das melhores maneiras de gerar engajamento é dar engajamento, mas isso pode levar tempo. Deixe o Super Fama tirar esse esforço de suas mãos para que você possa aproveitar os benefícios de atrair seguidores reais e orgânicos para o IG, que estão ansiosos para ver seus posts.
22. Url.bio
Outra coisa que pode ser útil para o marketing do Insta é um link na bio. Pois, ao aproveitar as vantagens de seu link clicável, você pode enviar seus seguidores para várias páginas em vez de apenas uma. Este é o uso mais eficiente de seu link e diminui o estresse sobre você quando se trata de lembrar de mudar seus links. Portanto, recomendamos url.bio por sua aparência limpa e capacidade de personalização.
Anúncios Instagram
23. Estratégia de anúncio
Antes de tudo, os anúncios do Insta são uma ótima ferramenta para o marketing do Instagram se você estiver disposto a investir algum dinheiro em seu conteúdo. Pois, o IG oferece muitas formas diferentes de publicidade e você pode segmentar seu público da forma que desejar. Você pode não apenas escolher informações demográficas básicas, mas também segmentar os usuários com base em seus interesses ou comportamentos. Lembre-se: os anúncios também permitem que você tenha um link ativo, não importa onde sejam colocados, portanto, certifique-se de ter um link relevante pronto para ser acessado.
24. Anúncios de história
Um tipo popular de anúncio do Insta é o anúncio de história. As histórias do IG em geral são incrivelmente populares e muitos usuários passam o tempo lá, acessando e assistindo às atualizações. Dessa forma, se você pode criar um anúncio com aparência nativa, pode facilmente alcançar seus seguidores ideais por meio de anúncios de história.
25. Anúncios carrossel
Antes de mais nada, com os anúncios carrossel, você pode exibir várias fotos para destacar vários produtos ou benefícios para seu público-alvo. Os usuários podem facilmente deslizar para ver cada uma de suas imagens. Portanto, use-os para mostrar ângulos diferentes, produtos diferentes ou até mesmo depoimentos e avaliações de seus clientes e seguidores satisfeitos.
26. Anúncios em vídeo
Por fim, é verdade que o vídeo ainda é rei no marketing do IG, assim como em outras plataformas. As pessoas gostam de assistir a vídeos, então transformar seus anúncios em vídeos pode ajudar a captar a atenção de mais pessoas e fornecer suas informações de uma forma mais atraente. Não importa como você decida anunciar, porém, seus anúncios certamente encontrarão as pessoas certas.
Melhore sua estratégia de marketing no Instagram
Então aí está: 26 dicas diferentes para melhorar sua estratégia de marketing no IG. Muitas dessas dicas podem se sobrepor, portanto, reserve um tempo para pensar e planejar sua estratégia antes de começar a implementar qualquer uma delas individualmente. Qual você está mais animado para experimentar?