IGTV ou Instagram TV é o aplicativo autônomo do Insta para vídeos verticais de formato longo. Em junho de 2018, quando o Insta anunciou o lançamento, houve rumores de que ele substituiria o YouTube. Afinal, os vídeos do Insta já haviam tirado Vine de cena. E o Instagram Stories roubou uma grande oportunidade do Snapchat. Resumindo, parecia que, com a IGTV, o Insta estava pronto para um hat-trick.
Depois de mais de um ano e meio, no entanto, o YouTube ainda está forte. O que aconteceu?
Na verdade, IGTV começou lentamente. Recentemente, no entanto, teve um pico de engajamento. Surgiram novos recursos, o público na plataforma cresceu; e as marcas adoram experimentar novas formas de conteúdo. Em suma, tudo indica que a IGTV dará uma nova forma ao marketing do Instagram.
O que é IGTV?
IGTV é um app independente de compartilhamento de vídeo, mas também uma extensão dos recursos existentes no Instagram. No lançamento, ele permitia apenas uploads verticais de vídeo. Seu objetivo era diferenciar-se do YouTube, posicionar-se como um app de vídeo compatível com dispositivos móveis e inspirar a criatividade.
IGTV é diferente do YouTube
Acima de tudo, uma das coisas que mais gosto no novo formato é que torna difícil colocar os vídeos existentes online e publicá-los novamente. O resultado não é natural. Na prática, isso o obriga a criar novos materiais.
Depois dos primeiros dias, a restrição inicial aos vídeos horizontais desapareceu. Mas a sensação é que blogueiros e jornalistas digitais interpretaram mal a IGTV. O aplicativo é e continua sendo projetado para vídeos verticais. Além disto, possui outros recursos exclusivos, que o tornam radicalmente diferente do YouTube. Dessa forma, compreender essas diferenças permite que você use a singularidade da TV Instagram para crescer.
Recursos exclusivos do IGTV: o que torna o aplicativo diferente do YouTube?
É como você interage com o conteúdo que determina o que funciona em uma plataforma. Este é um detalhe crucial, que explica porque o IGTV cresceu sem colidir com o YouTube.
A funcionalidade de Histórias e Vídeos do Insta era semelhante ao Snapchat e Vine, respectivamente. Em vez disso, a IGTV é diferente do YouTube e de outras plataformas de compartilhamento de vídeo de muitas maneiras significativas.
1. Reprodução automática em vídeos
Antes de mais nada, na IGTV, os vídeos do feed são reproduzidos de forma automática, com uma tela de carregamento semelhante à imagem estática de uma TV. A experiência foi projetada para dar a sensação de que você está navegando em canais de TV.
2. IGTV é projetado para vídeo vertical
Na época do lançamento, o maior atrativo da IGTV era a exclusividade de vídeos verticais. Pouco tempo depois, as coisas mudaram, mas as funções do aplicativo ainda são projetadas com vídeos verticais em mente. Devido ao seu formato, parecem maiores e mais incisivos, portanto, mais cativantes do que os vídeos horizontais.
3. Menos conteúdo competitivo na IGTV
Canais com muito conteúdo significam menos visibilidade e mais dificuldade em aparecer nas buscas. Em vez disso, ao abrir um canal no Instagram TV agora, você tem a oportunidade única de conquistar um público interessado em conteúdo como o seu. Podem ser alguns usuários inicialmente, mas a perspectiva de crescimento a longo prazo é muito maior se você conseguir se estabelecer como um dos primeiros a adotar. Agora o Instagram empurra os usuários para IGTV; e postar conteúdo regularmente significa que você terá mais exposição no futuro.
4. IGTV é um com Instagram Feeds e Histórias
A continuidade entre Instagram e IGTV torna mais fácil para os usuários mudarem de Histórias para seu perfil do Insta e para sua conta IGTV. Em outras palavras, você pode publicar conteúdo de várias formas para cultivar um público único e maior.
5. IGTV oferece links clicáveis: uma forma mais direta de gerar tráfego
Diga adeus ao link da biografia do Insta e dê as boas-vindas aos links clicáveis da IGTV. Agora você pode adicionar esses links nas descrições do vídeo. Ao introduzir esse recurso, IGTV finalmente criou uma continuidade com as histórias.
As peculiaridades do IGTV podem não parecer significativas quando consideradas individualmente. Mas, como um todo, eles sugerem soluções para explorar a plataforma em benefício de uma marca.
Como usar IGTV
Antes de tudo, IGTV tem um feed de conteúdo autônomo para a sua conta Instagram existente, mesmo se os seguidores e listas de perfis seguidos estão em sincronia. Além disso, os vídeos publicados aparecerão no canal IGTV, acessível a partir de seu perfil do Instagram ou diretamente de posts no IGTV. Quem te segue no Instagram vai poder ver suas postagens na IGTV.
O upload de vídeos pode fazer a partir do aplicativo Instagram, IGTV ou do navegador. Portanto, antes de ver melhor como funciona o IGTV, saiba que você precisa de uma conta ativa no Instagram para poder usar o aplicativo.
Ideias de conteúdo para marcas que usam IGTV
IGTV funciona melhor como uma ferramenta de crescimento para complementar as histórias do Insta e Instagram; portanto, deve haver continuidade entre o canal IGTV e sua conta do Insta. Embora o conteúdo de qualidade seja frequentemente versátil, limitar-se a usar IGTV para postagem cruzada seria uma pena. Você não aproveitaria ao máximo os recursos exclusivos da plataforma para chamar a atenção dos seguidores.
Com isso em mente, coletamos uma série de ideias de conteúdo para publicar para lançar seu canal IGTV.
Por trás das cenas
Uma olhada nos bastidores ajuda a construir a confiança do público. Mas se os seguidores não estão acostumados com esse tipo de conteúdo, eles podem achar que é de baixa qualidade; portanto, postá-los em seu perfil do Insta pode visar como contraproducente. Seu perfil acabaria parecendo descuidado e isso não beneficiaria sua marca.
Em vez disso, as histórias podem ser um bom lugar para compartilhar conteúdo dos bastidores. Assim, IGTV oferece a possibilidade de publicar conteúdos amplos, sempre atuais e que vão ao lado de conteúdos normais, sem desviar a atenção dos usuários dos demais conteúdo do seu perfil do Insta.
Tutorial
Em primeiro lugar, a forma mais popular de marketing pelo público são os tutoriais que ensinam algo aos clientes, potencializando os produtos vendidos.
Se você vende comida, ensine suas receitas favoritas. Se você está no ramo de maquiagem, revele como conseguir um olho esfumaçado perfeito. Ou seja, os tutoriais passo a passo são uma maneira divertida de mostrar aos clientes em potencial como usar seu produto.
Perguntas e respostas
Uma sessão simples de perguntas e respostas o ajudará a responder às principais perguntas dos clientes.
Quem é você? Em que sua marca é inspirada? Por que seguir você e comprar seus produtos? Parecem coisas óbvias, mas os clientes acham mais fácil confiar em você e apoiar sua empresa depois de conhecê-lo e apreciá-lo.
Peça aos seguidores para entrevistá-lo enviando perguntas e, em seguida, responda por meio de um vídeo. Este tipo de conteúdo gerado pelo usuário representa uma grande oportunidade de construir um relacionamento com seus seguidores.
Cenas deletadas
Se você fez muitas filmagens para criar vídeos, por que desperdiçá-los?
Os espectadores costumam se interessar por cutscenes durante a edição. Eles mostram o seu processo de criação de conteúdo mais de perto. E ajudam a estabelecer uma conexão mais pessoal com você.
Como obter mais visualizações na IGTV
A esta altura você saberá que IGTV é uma plataforma única, o que torna mais fácil para você aumentar sua audiência em seu perfil do Insta e a partir daí em seu site. Mas obter visualizações IGTV requer uma arte real. Se você quiser ter certeza de que os usuários estão realmente assistindo aos seus vídeos, aqui estão algumas dicas:
Promoção em canais do Instagram
O Instagram facilita a transição dos usuários de um fluxo de conteúdo para outro; então não se esqueça de promover seus vídeos IGTV em outros canais de conteúdo do Instagram. Não esqueça de que muitos usuários do Insta ainda são novos na IGTV. Seu público segue você por um motivo: eles amam seu conteúdo. Então, mostre a eles como encontrar outros.
Otimize títulos e descrições
Você tem um máximo de 75 caracteres disponíveis para títulos IGTV. No entanto, lembre-se de que o título é truncado para cerca de 50 caracteres quando aparece nos feeds dos seguintes perfis ou nas postagens mais populares. A descrição pode ser bastante longa, até 2.200 caracteres, mas é fácil para as descrições completas serem ignoradas no todo ou em parte. Você também pode incluir hashtags relevantes do Instagram em sua descrição para aumentar seu alcance, como faria com histórias ou postagens.
Quanto ao link na descrição, é melhor começar a usá-lo imediatamente. Assim, você pode direcionar mais pessoas para seu site ou outras páginas.
Visualizações cativantes
Atualmente na IGTV há um alto percentual de vídeos feitos em outras plataformas. Muitos deles não são personalizados para o feed da IGTV, então eles não têm muito destaque. Os influenciadores e marcas que parecem ter o maior sucesso na plataforma são aqueles com visualizações Reels de vídeo coloridos e atraentes, que se destacam entre as cores imperceptíveis de vídeos mundanos e não editados.
Vá direto ao ponto
Para vídeos, o Instagram oferece no máximo uma hora. No entanto, é melhor torná-los muito mais curtos. De acordo com estudos comportamentais online, as chances de os usuários acabarem assistindo a um vídeo de 20 minutos são de cerca de 25%. Portanto, mantenha-se abaixo dessa duração.
Vá direto ao ponto; você tem cerca de 10 segundos antes que os usuários decidam se querem continuar assistindo ou não.
Crie vídeos com o botão “silenciar” em mente
Atualmente, há poucos dados sobre os hábitos de exibição da IGTV. No entanto, no Facebook estima-se que cerca de 85% do conteúdo do vídeo é visualizado com o áudio silenciado. Portanto, pode-se presumir que a maioria dos vídeos IGTV serão vistos da mesma maneira.
Portanto, as legendas são uma ferramenta importante, tanto para o engajamento quanto para a acessibilidade.
Acompanhe o seu sucesso com estatísticas IGTV
Acima de tudo, IGTV inclui um conjunto de ferramentas analíticas intuitivas para rastrear o sucesso de seus vídeos. Cada tipo de estatística revela um aspecto diferente da eficácia do seu conteúdo. No geral, ajuda você a:
- identificar a relação do público com o seu conteúdo, e
- entender o que fazer para melhorá-los.
Vejamos como avaliar essas métricas.
Visualizações
Número de usuários que visualizaram sua postagem. (Observe que várias visualizações pelo mesmo usuário contam como uma única visualização.)
IGTV conta como “visualização” um tempo de mais de 3 segundos gasto na postagem.
Como interpretá-los:
- Se você tem muitos fãs, mas poucas views, significa que os usuários não estão mudando do Instagram para o IGTV.
- De outra parte, se você tem poucos fãs, mas muitas views, significa que seu conteúdo aparece nos feeds dos usuários, mas eles não seguem sua conta.
- Se você tem bastante fãs e visualizações, está conquistando um público muito valioso.
Taxa de retenção
Porcentagem de espectadores que assistem a seu vídeo na íntegra.
Como interpretar:
- Uma alta taxa de retenção indica que seu conteúdo é envolvente e que você deve se concentrar em aumentar o número de views.
- Uma taxa de retenção bastante baixa pode significar que seus vídeos são muito longos, diferentes do que os usuários esperam ou simplesmente enfadonhos.
Gráfico de retenção de público
Guia visual que coleta dados sobre retenção de público, ou seja, serve para indicar visualmente onde a maioria dos usuários deixa seu vídeo.
Como interpretar:
- Se um grande número de usuários abandona o vídeo imediatamente, isso pode significar que a imagem da capa é enganosa.
- Se a maioria dos usuários sai do vídeo antes do final, você deve tentar um vídeo mais curto.
- Finalmente, se muitos abandonam o vídeo em um ponto específico, é um sinal de que algo no vídeo está alienando os usuários.
Perguntas frequentes
Qual é a duração dos vídeos IGTV?
Eles podem durar até 60 minutos. Lembre-se de que vídeos com mais de 15 minutos devem ser publicados via desktop.
Como você assiste IGTV?
Você pode acessá-lo abrindo o aplicativo IGTV ou no aplicativo Instagram, tocando no ícone IGTV no canto superior direito. A partir daqui, você pode escolher entre vídeos alimentados por algoritmos ou tocar nos perfis seguidos, postagens populares ou opções de histórico para ver os vídeos desses feeds.
Como excluo o canal IGTV?
Seu perfil IGTV é inseparável de sua conta do Insta; portanto, não é possível remover a função uma vez ativada, sem excluir sua conta do Insta. Mas, caso você exclua todos os seus vídeos IGTV, a guia IGTV não aparecerá mais no seu perfil do Insta quando visualizado por outros usuários. Você ainda verá a guia em sua conta e poderá navegar no Instagram TV como um usuário.
Como faço para baixar vídeos da IGTV?
Não há como baixar vídeos diretamente da IGTV. Vários aplicativos de terceiros criaram para permitir isso. Mas tenha cuidado: a repostagem do conteúdo de outros usuários é uma violação dos Termos de Serviço da IGTV e pode resultar no banimento do uso da plataforma.
Como compartilhar vídeos IGTV no Facebook?
Antes de tudo, quando você publica um vídeo na IGTV do celular ou da web, pode compartilhar essa postagem no Facebook selecionando a opção tornar visível no Facebook e sincronizando sua conta do Face.
Como converter vídeo para formato vertical para IGTV?
Se você selecionar um vídeo horizontal ao carregar, ele será automaticamente recortado para permitir a visualização vertical. Mas não há opções para ajustar o enquadramento. Portanto, é sempre melhor gravar o vídeo verticalmente. Pois, se precisar de mais controle sobre como o vídeo é cortado, você precisará usar um aplicativo de terceiros para cortar o vídeo antes de enviá-lo.
É a hora certa para começar!
IGTV é uma plataforma de compartilhamento de vídeo diferente de qualquer outra, e isso não deve dissuadi-lo de usá-la. Pois, dada sua popularidade crescente, você tem a oportunidade única de tirar proveito de seus recursos específicos e garantir seu lugar como um dos principais produtores de conteúdo.
Nos últimos anos, o Instagram evoluiu para uma ferramenta de crescimento poderosa para empresas (especialmente aquelas baseadas em produtos) e agora IGTV oferece um novo canal criativo. Assim, em última análise, ao se posicionar agora como um pioneiro do aplicativo, você provavelmente colherá boas recompensas no futuro.