Já completou 3 anos desde que o Instagram lançou o IGTV em 20 de junho de 2018.
Posicionado para entrar no YouTube, o app de vídeo atraiu muita atenção da imprensa e rapidamente se tornou uma expressão diária nos departamentos de marketing de grandes marcas como Redbull e outros.
Os usuários adoram IGTV porque não há anúncios (ainda). Isso dá à plataforma IGTV uma grande vantagem em relação à concorrência, pois os usuários são incentivados a escolher a IGTV como a principal forma de obter seu conteúdo sem que seja constantemente interrompido.
Neste artigo, veremos como você pode usar a IGTV para aumentar seu envolvimento no Instagram. Mas já adiantando, você pode comprar visualizações Instagram e obtê-lo as views que sempre quis como também engajamento.
Também lhe dará algumas dicas excelentes sobre como medir seu engajamento na IGTV.
Então, vamos mergulhar de cabeça.
Abrace o formato vertical
Tecnicamente, é possível postar vídeos horizontais na IGTV. Simplesmente não é uma boa ideia se você deseja maximizar o engajamento.
O objetivo do formato vertical é facilitar a vida dos usuários do IG, que não precisam girar o telefone para assistir aos vídeos.
Se você deseja aumentar o envolvimento, é importante criar uma experiência de usuário de alta qualidade, e filmar na vertical é uma das melhores maneiras de conseguir isso.
É lógico que os vídeos feitos no formato vertical também serão favorecidos pelo algoritmo IGTV. Portanto, a produção de vídeos horizontais pode ter um efeito negativo em sua visibilidade.
Quanto mais visível você estiver no IG, mais engajamento você receberá, e é por isso que profissionais de marketing experientes criam conteúdo que adota a orientação vertical única do IG.
A boa notícia é que o alinhamento vertical da IGTV abre oportunidades para os fabricantes serem criativos com seu conteúdo.
Vídeos IGTV de alta qualidade também pode ser razoavelmente baratos e fáceis de fazer. Tudo que você precisa é um smartphone com uma câmera de boa qualidade e um aplicativo de edição incrível.
Lembre-se de que você também pode precisar comprar um microfone porque a qualidade do som geralmente não é a melhor na maioria dos smartphones.
Outra maneira de criar conteúdo IGTV de alto nível é usar uma câmera DSLR de alta qualidade e simplesmente girar para o modo retrato durante a filmagem.
Se você tem vídeos horizontais (feitos para o YouTube, por exemplo), ficará feliz em saber que é possível convertê-los para o formato vertical.
Dicas importantes para filmar vídeos verticais:
- Fique no modo retrato.
- Deixe bastante espaço para que você possa aplicar zoom e recortar durante o processo de edição.
- Limpe o fundo para minimizar distrações.
- Verifique a qualidade do som antes de publicar.
Monitore análises
Ok, então você acabou de publicar seu novo vídeo vertical incrível, agora é hora de monitorar seu progresso.
Obter a análise de seus vídeos IGTV é fácil. O aplicativo IGTV fornece muitos insights úteis sobre o envolvimento, incluindo o número de views, comentários e curtidas. Além disso, para obter ainda mais likes experimente comprar curtidas Instagram aqui no Super Fama.
Você também pode encontrar informações sobre a retenção de público (ou seja, em que ponto do vídeo a maioria das pessoas parou de assistir).
Para acessar os dados, basta seguir estas 2 etapas simples:
- Primeiro, abra seu vídeo e, em seguida, clique no botão “…”.
- Em seguida, selecione a opção “Ver Insights”.
Isso lhe dará acesso às suas métricas de engajamento e de retenção de público.
Assim que tiver acesso a todos os dados, você poderá ver facilmente o desempenho do seu conteúdo de vídeo IGTV.
Curtidas e comentários são bastante diretos. Uma visualização é contada sempre que alguém assiste ao seu vídeo por pelo menos 3 segundos, então pode ser bastante enganoso (você pode ter um grande número de views, mas muitas dessas pessoas podem não ter assistido mais de 3 segundos).
Você pode estar menos familiarizado com termos como “impressões”, “alcance” e “envolvimento”. Vamos dar uma olhada nesses termos menos familiares com um pouco mais de detalhes.
Impressões
“Impressões” referem-se ao número total de vezes que seu post foi visto. O número de impressões conta cada vez que um usuário vê seu post em seu feed, cada vez que alguém clica em seu perfil a partir de seu vídeo e visualizações diretas no instagram.
Alcance
O número de “alcance” é muito semelhante ao número de impressões, pois conta o número de olhos em seu conteúdo, mas esse número apenas informa quantos relatos exclusivos viram seu post.
Engajamento
A figura “engajamento” mostra quantas contas únicas curtiram, comentaram ou salvaram seu vídeo. Observe que ele conta apenas o primeiro comentário feito por cada usuário.
Você também pode acessar dados de retenção de público. Isso dirá a você exatamente por quanto tempo seu vídeo conseguiu captar a atenção do público.
Esta é uma ótima ferramenta para ajudá-lo a identificar a duração exata que seus vídeos precisam ter para retenção e engajamento máximos.
Fique de olho na sua taxa média de porcentagem assistida. Esta é a porcentagem total de seu vídeo que foi assistido em todas as reproduções em média. Muitas pessoas pularão partes do seu vídeo, então esta é uma métrica útil para rastrear quanto do seu vídeo geral está sendo visto.
Se você quiser calcular a taxa de engajamento de seus vídeos IGTV, você precisará dividir o número total de curtidas, compartilhamentos e comentários pelo número total de seguidores (ou, neste caso, espectadores).
Você pode usar a seguinte equação simples para descobrir sua taxa de engajamento:
Monitorar seu desempenho usando insights IGTV pode dar a você uma grande vantagem quando se trata de aumentar o engajamento, pois permite que você veja quais vídeos têm melhor desempenho e, portanto, quais vídeos seu público considera mais envolventes.
Monitorar suas análises de TV do Insta também o ajudará a criar uma estratégia para maximizar vários tipos de engajamento em todo o seu conteúdo futuro.
Procure inspiração nos principais influenciadores da IGTV
IGTV ainda é relativamente novo, mas existem alguns influenciadores importantes que abriram o caminho.
Se você precisa de inspiração (ou não tem certeza por onde começar), é uma boa ideia dar uma olhada no que os principais influenciadores da IGTV estão fazendo e aprender o que funciona e o que não funciona para eles.
Esta é uma informação importante que pode ser usada para embasar suas próprias estratégias na plataforma.
IGTV pode ser particularmente útil para aqueles que estão tentando alcançar um grupo demográfico mais jovem. Como também o Reels, pois comprar visualizações Reels faz-se bastante importante para o engajamento e envolvimento das pessoas em seu post.
Embora a audiência na IGTV ainda seja relativamente pequena em comparação com o YouTube, ela permite que os influenciadores criem um conteúdo mais longo (em comparação com os stories do IG, por exemplo). Contudo, comprar visualizações stories Instagram é uma ótima ideia para mostrar mais credibilidade e, assim obter bons resultados.
Isso significa que há muito espaço para postar ótimos tutoriais e extensos guias de procedimentos, bem como passeios e conteúdo musical.
Só porque você pode transmitir vários minutos de conteúdo, no entanto, não significa que você deva.
É muito melhor experimentar a duração do conteúdo e encontrar o ajuste certo para você e seu público.
Se o seu negócio está indo bem no story do IG e você está vendo bons níveis de engajamento com vídeos de 30 segundos, você precisará descobrir se a criação de conteúdo mais longo vale a pena com base em quanto engajamento extra isso gera.
Que tipo de conteúdo cria mais engajamento na IGTV?
Então, que tipo de conteúdo você deve experimentar na IGTV?
Bem, o tipo de conteúdo que você lança vai depender muito do seu negócio e do nicho que você almeja.
Tutoriais e guias se saem particularmente bem na IGTV.
As pessoas adoram ter acesso a qualquer informação que considerem valiosa.
Se você ou sua marca têm informações úteis para compartilhar, IGTV pode ser a plataforma perfeita para você.
Lembre-se de que há muito espaço para criatividade com o formato vertical, especialmente quando se trata de mostrar close-ups.
Vídeos divertidos
Vídeos divertidos também se saem muito bem. Esta é uma categoria ampla que cobre todas as coisas estranhas e malucas, bem como qualquer coisa que as pessoas achem fascinante.
O truque aqui é fazer algumas pesquisas e descobrir o que seu público em particular acha mais divertido. Podem ser clipes engraçados, animais, pessoas caindo ou até mesmo alguém ficando viscoso:
Dependendo do seu negócio, você também pode experimentar conteúdo de bastidores ou vídeos de produtos, já que esses tipos de conteúdo também caem muito bem na IGTV.