Neste artigo, você descobrirá como funciona o algoritmo do Instagram e quais são os dez pontos fundamentais para compreender totalmente cada aspecto.
É claro que o Instagram é uma ferramenta que, se bem utilizada, pode dar oportunidades significativas de sucesso para pequenas e grandes marcas.
Por isso que hoje para crescer no Instagram é essencial conhecer a sua mecânica. Portanto, você precisa conhecer bem seu algoritmo para usá-lo em seu benefício.
Vamos começar desmascarando alguns mitos.
Como funciona o algoritmo do Instagram: mitos para dissipar
A primeira pergunta que quero responder é:
O algoritmo do Instagram pode ser alterado?
A resposta é: absolutamente não!
Ponto 1: você não pode alterar o algoritmo do Instagram
Não há ninguém que tenha algoritmos especiais que permitem hackear o algoritmo principal e trazer seguidores como se não houvesse amanhã.
Porque a realidade é que sim, você pode usar ferramentas, softwares e inovações tecnológicas que o ajudam a gerenciar e aumentar seu perfil.
Mas essas são sempre ferramentas externas ao Instagram que nada têm a ver com seu algoritmo.
E, acima de tudo, não há nada nem ninguém que possa compreender totalmente todos os aspectos do algoritmo.
Porque o mesmo é constantemente atualizado e alterado.
Ponto 2: Instagram não é uma organização sem fins lucrativos
Vamos partir de uma suposição: o Instagram existe porque quer monetizar e também grande.
Assim como você também está interessado em ganhar dinheiro com o Instagram graças ao conteúdo que compartilha todos os dias, o próprio Insta também está interessado em ganhar dinheiro com os Anúncios do Instagram (por exemplo).
E é por esta razão que a plataforma tem todo o interesse em proteger seus usuários e anunciantes, melhorando significativamente a experiência do usuário (mais sobre isso depois).
Dessa forma, empurrará o maior número possível de pessoas, empresas e profissionais a investir em publicidade e, considerando que o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários cadastrados, é fácil entender os números potenciais que ele irá gerar.
Como funciona o algoritmo do Instagram: Experiência do usuário
Experiência do usuário significa literalmente experiência do usuário.
Quanto melhor a experiência do usuário, mais tempo cada pessoa passa em uma plataforma.
É um conceito que todos agora aplicam um pouco: Facebook, LinkedIn, Youtube, Google, TikTok, etc.
Então, eu não poderia deixar de falar sobre isso neste guia.
Ponto 3: Experiência do usuário
Este terceiro ponto se conecta ao anterior, na verdade sempre diz respeito ao objetivo principal do Instagram: monetizar!
Já explicamos de forma resumida o que é experiência do usuário, mas vamos tentar entender como ela é aplicada pela plataforma de Mark Zuckerberg.
Imagine que você é um fã de futebol, fã do Real Madrid.
Então, estou realmente pedindo para você se colocar no lugar desse torcedor de futebol.
Abrindo o Instagram o que você gostaria de ver?
Definitivamente:
- Vídeo sobre o Real Madrid
- Postagem oficial da conta do Real Madrid
- As histórias do Real Madrid
- Vídeos, postagens, histórias sobre futebol
- Postagens, histórias e vídeos de seus amigos
- Notícias de futebol
O que o Instagram fará?
Ele mostrará exatamente o que você deseja ver.
Porque conhece os teus gostos, as tuas paixões, os teus amigos, os teus parceiros, o que gostas de ver e o que não gostas de ver.
Isso que é a experiência de usuário para Instagram.
É por isso que quando você abre o feed, quando vê os momentos, quando verifica a seção explorar, quando olha as histórias, sempre vê o que realmente quer ver.
E é por isso que você fica tanto tempo na tela ao abrir o aplicativo.
E se você ficar muito tempo dentro do aplicativo, adivinha, o que acontece?
Você verá anúncios direcionados com você, generosamente pagos por anunciantes que, graças ao direcionamento do Insta, nem será preciso dizer.
Desta forma, todos ganham:
- Você ganha que terá uma experiência satisfatória
- O anunciante que alcançará seus objetivos
- O Instagram ganha, o que vai vender cada vez mais espaço publicitário
Etapa 4: bot do Instagram
Aqui estamos no quarto ponto do artigo que permitirá que você entenda definitivamente como funciona o algoritmo do Instagram.
O Instagram não gosta de automações, bots, contas falsas.
Isso é bem conhecido.
No último período, os controles foram cada vez mais rígidos sob esse ponto de vista e o que poderia ser feito anos atrás não é mais possível.
Além disso, hoje as automações penalizam o seu perfil.
Embora possam dar uma ajuda ou vantagem temporária, na maioria das vezes eles arruínam para sempre o crescimento do seu perfil.
O próprio Insta começará a mostrar seus posts menos vezes no feed, na seção de exploração, no popular.
As visualizações de suas histórias começarão a diminuir.
E você chegará a um ponto em que terá que começar do zero, com todas as complicações do caso.
Isso acontece por vários motivos:
- Muitas automações, por exemplo, nasceram para enviar spam e tirar os usuários do Insta. O que o Instagram não gosta.
- Você preencherá o perfil da sua conta falsa que, ao não interagir, diminuirá sua taxa de engajamento
- Muitos perfis começarão a deixar de segui-lo
Como funciona o algoritmo do Instagram: interações
Entender como o conteúdo do Insta é recompensado e entender por que uma postagem é mais popular do que outra é a base de qualquer perfil de sucesso.
Muitos se baseia em interações.
Então, vamos falar sobre curtidas e visualizações, comentários, salvar postagens, compartilhamentos e tudo o que gira em torno das ações que seus seguidores ou possíveis seguidores podem fazer.
Ponto 5: Viralidade
Quando falamos em interações, não se limita apenas ao número total de curtidas no instagram ou comentários recebidos, mas há muito mais.
Então, como o Insta decide se um post deve se tornar popular ou não?
Ou para decidir a quantos usuários um conteúdo deve ser mostrado?
Vou te contar o segredo!
O Instagram decide isso por meio de um algoritmo especial que funciona especialmente nas primeiras horas de publicação de um conteúdo.
Em particular, o Insta atribui uma pontuação a cada post com base nas ações realizadas nela.
Já falamos, mas vamos recapitular com um mini checklist que você deve ter sempre com você.
As interações que realmente importam no Instagram são:
- Visualizações
- Comentários
- Post salvos
- Ações
- Respostas para histórias
- Ativação de notificações
Mas não para por aí.
Na verdade, a “Pontuação” aumenta se você conseguir essas interações, sobretudo na primeira hora de publicação do conteúdo.
Por exemplo, se você receber um comentário ou like na primeira hora de publicação ou acima de tudo no primeiro minuto de publicação da postagem, o mesmo comentário ou like que receberá após uma hora de outro usuário semelhante, não terá o mesmo valor.
Ao mesmo tempo, uma interação obtida de uma conta popular ou verificada tem muito mais valor do que uma conta com poucos seguidores.
O raciocínio do algoritmo do Insta é simples: se uma conta popular deixou um comentário em uma determinada postagem, isso significa que aquele post em particular é interessante.
Portanto, é baseado em tudo isso que o Instagram atribuirá uma pontuação e decidirá o alcance e a popularidade de uma postagem.
Como funciona o algoritmo do Instagram: taxa de engajamento
Ponto 6: Taxa de engajamento
A taxa de engajamento é uma métrica padrão usada para avaliar o engajamento que uma conta social é capaz de gerar por meio de seu conteúdo.
Uma métrica que certamente é recompensada pelo Insta e seu algoritmo.
Para calcular a taxa de engajamento, a fórmula é esta:
- Adicione as curtidas + comentários das últimas 12 postagens sem considerar as mais recentes
- Divida o total por 12
- Divida pelo número de seguidores na conta em questão
- Multiplique isso por 100
O resultado dará a taxa de engajamento de um determinado perfil.
Exemplo: imagine uma conta com 10.000 seguidores e um total de 10.000 interações nas últimas 12 postagens (descartando as mais recentes).
A primeira coisa a fazer é dividir as 10.000 interações por 12.
10.000: 12 = 833,33 (esta é a média das interações obtidas nos últimos 12 posts).
Agora você tem que dividir 833,33 pelo número de seguidores (10.000).
833,33: 10.000 = 0,08333
Multiplique o resultado por 100.
0,08333 × 100 = 8,33%
Portanto, a conta em questão tem uma taxa de engajamento de 8,33%.
Nada mal.
A porcentagem dessa taxa deve, portanto, ser mantida o mais alta possível.
Etapa 7: o Instagram monitora tudo
Você provavelmente nunca se importou com o seu tempo no Insta.
Você não, mas o Instagram sim!
O Instagram monitora tudo: desde quanto tempo você fica para ver uma história, ao tempo de exibição de um vídeo, até saber quanto tempo passa vendo uma imagem e como interage com ela.
Portanto, quanto mais conteúdo interessante você criar, maior será a probabilidade de você ser recompensado pelo algoritmo.
Então, eu definitivamente recomendo você:
- Crie carrosséis com fotos e vídeos
- Crie carrosséis de informações (portanto, visuais e textuais)
- Vídeo de alta retenção (incentive as pessoas a permanecerem conectadas até o fim)
- Histórias e Momentos que induzem o espectador a visualizá-los por mais de 15 segundos (talvez textos adicionados, mas não exagere)
Resumindo, tudo que você precisa para que o usuário fique o máximo possível dentro do seu conteúdo.
Etapa 8: Explorar a página e a página popular
“Por que há determinado conteúdo na seção Explorar e na Página Popular?”
Para falar a verdade, quantas vezes você já se fez essa pergunta?
Como já expliquei para você, tudo sempre gira em torno de melhorar a experiência do usuário.
Você precisa saber que existem sobretudo dois motivos pelos quais você vê determinado conteúdo na seção de exploração ou em hashtags populares.
O primeiro motivo está vinculado a um discurso de pertinência, ou seja, todos tendem a ver o que lhe interessa (principalmente na exploração).
O segundo motivo está relacionado à qualidade da conta.
Por exemplo, imagine pesquisar a hashtag #calcio.
Portanto, é normal que você veja postagens relacionadas ao futebol na Página Popular desta hashtag.
O Insta tentará, portanto, mostrar os conteúdos mais similares ao que nos interessa e ao tema-alvo.
Mas o que acontece quando há dois criadores na mesma hashtag que publicaram um post com o mesmo grau de relevância?
Com a mesma conta (ou seja, duas contas idênticas lidando com o mesmo tópico), o Insta vai preferir a conta que tem uma qualidade melhor para o usuário que está prestes a visualizar a página popular.
Aqui estão algumas métricas importantes:
- Índice de comprometimento
- Número de interações
- Qualidade de seguidores
- Qualidade das interações
- Interações anteriores com a conta que realizou a pesquisa
- Outras métricas deste tipo
Então, essas são várias situações que levarão o Insta a mostrar determinado conteúdo em detrimento de outros.
Ponto 9: Como funciona o feed
Estamos quase no final deste mega guia e o ponto número 9 é uma consequência natural do que acabei de dizer.
O Instagram sempre tentará mostrar o que o usuário gosta não só na seção explorar e na Página Popular, mas também no feed, histórias, IGTV e Reels.
Certamente você terá amigos e contas que segue diariamente com os quais interage por meio de curtidas, comentários, mensagens e outras interações similares.
E é por isso que quando você abre o Feed (a seção principal), o Insta mostra mais posts de seus amigos ou as contas com as quais você mais interage.
E mesmo esse conceito é uma consequência natural da experiência do usuário, da qual já falamos em detalhes nesta postagem do blog.
Etapa 10: Aproveite as tendências
E aqui estamos nós no último ponto deste artigo extraordinário.
O algoritmo do Insta está em constante evolução e muitos conceitos podem ser alterados com o tempo.
E é por esta razão que há e sempre haverá momentos em que as coisas mudam, em que o próprio Instagram irá empurrar certos conteúdos sobre outros.
Acontece, por exemplo, quando o Insta lança um novo recurso e quer anunciá-lo adequadamente.
Resumindo, ele quer que seja usado pelo maior número possível de usuários.
Vimos isso com Stories, com IGTV e, por último, com a grande cobertura que o conteúdo do Instagram Reels gera. E falando sobre IGTV E Reels, temos serviços que colabora muito no alcance de vários requisitos do Insta. Sendo assim, muitos influencers e empesas nos procuram para comprar visualizações IGTV, e também para comprar visualizações Reels. Portanto, adquirir estes serviços e outros, valoriza bastante sua visibilidade na sua conta do Insta, trazendo resultados bastante satisfatórios.
Portanto, há momentos em que certas coisas funcionam mais do que outras e você tem que estar acordado para “entender” como explorar a “tendência do momento”.
Meu conselho, por exemplo, é aproveitar os adesivos especiais que saem no Insta e que em geral você pode usar nas histórias.
Os adesivos especiais, explorados de forma correta, levarão você a uma maior cobertura, pois geralmente são exibidos para todo o seu público (portanto, para todos os seus fãs ativos).
Conclusões
Chegamos ao final deste guia substancial e espero sinceramente que ele ajude você a entender melhor a mecânica que gira em torno das mídias sociais dos influenciadores.