Uma vez definidos os temas (que, no entanto, sempre podem ser revistos a partir dos resultados das campanhas), é hora de reuni-los em um plano de conteúdo (plano editorial). Dessa forma, você deve ser capaz de definir o estilo e o design de seus posts e com que frequência você posta o conteúdo.
Para ter um perfil coerente no Insta e capaz de transmitir a mensagem certa, é vital seguir um estilo preciso que reflita o dos demais canais de marketing utilizados. Nesse sentido, é possível criar guias de estilo reais a serem seguidos na criação de conteúdo, os pontos principais dizem respeito:
1. A composição
Refere-se a posição dos elementos dentro do conteúdo visual e, de forma mais geral, à estrutura da foto ou vídeo. Nem todos os profissionais de marketing são fotógrafos experientes, por isso pode ser útil definir algumas regras em relação ao plano de fundo, o foco principal do conteúdo e o espaço vital para o texto na parte superior ou inferior da imagem.
1. Paleta de cores
Sempre usando a mesma gama de cores, você tem a possibilidade de criar um feed consistente e focado. Aviso! Definir um conjunto de tonalidades a utilizar não significa privar-se da chance de utilizar outras cores, mas irá ajudá-lo a dar um toque familiar ao seu conteúdo. Uma boa ideia é escolher uma gama de cores alinhada utilizada pela marca nos outros canais de marketing, dessa forma, o utilizador reconhecerá de forma fácil a sua empresa e, como efeito, a sua marca.
2. Fonte
Se você inserir citações ou textos dentro das imagens postadas no Insta, é crucial que você consiga criar consistência também por meio das fontes utilizadas que devem estar em linha com o resto da comunicação corporativa.
3. Filtros
Essas ferramentas podem transformar até mesmo as fotos tiradas pelos fotógrafos mais inexperientes em um alto padrão. Os filtros podem alterar drasticamente a aparência de suas fotos e vídeos, por isso é importante optar por usar apenas alguns deles (aqueles que mais estão de acordo com sua mensagem) para não confundir o usuário. Usar um filtro diferente para cada post cria confusão e desorientação em seus fãs, que não reconhecerão mais facilmente seus posts.
4. Caption
O Insta oferece um espaço mais do que adequado para a descrição das imagens, uma vez que esse limite seja ultrapassado, o texto ficará truncado. Este espaço permite diferenciar ainda mais seu conteúdo e levá-lo para o próximo nível. Existem várias maneiras de usar este espaço. Alguns o usam para micro blog, outros o usam para inserir um título curto e atraente ou para fazer perguntas aos usuários. As chances são infinitas. O importante é sempre se certificar de manter uma certa consistência.
5. Hashtag
Eles se tornaram a ferramenta mais utilizada nas redes sociais para categorizar o conteúdo produzido e postado. No Insta, as hashtags permitem que os usuários descubram novos conteúdos e contas a seguir. Se você quiser evitar colocar muitas hashtags na legenda, um bom método é incluí-los nos comentários. Ao analisar as hashtags mais utilizadas por seus usuários antes de escolher aquelas que melhor se adequam ao seu conteúdo, você pode garantir que alcançará um público mais amplo.
Hashtags são extremamente cruciais. Como emojis, eles são muito, muito mais do que um modismo usado por adolescentes. Eles fornecem um mecanismo para que os usuários naveguem de forma rápida pelos tópicos de interesse agrupando mensagens postadas com hiperlinks.
Escolher as melhores hashtags para seus posts no Insta pode significar uma diferença. Faça suas hashtags muito genéricas – pense em #maquiagem ou #moda – e sua postagem enfrentará a concorrência de milhões de outros concorrentes. Em vez disso, use uma combinação de tendências e hashtags específicas do setor para encontrar a melhor hashtag para se conectar com seus seguidores-alvo.
O número de hashtags que você distribui também é crucial. Embora o Insta permita um máximo de 30, uma massa de hashtags sob a legenda corre o risco de parecer não direcionada e não profissional. É por isso que 91% dos posts das melhores marcas estão usando 7 ou menos hashtag para obter um resultado relevante.
Qual é a frequência certa para postar no Instagram?
Muito se tem a dizer sobre a consistência das publicações nas redes sociais.
A consistência e frequência com que você publica conteúdo pode ajudar seu público a entender quando esperar novos conteúdos de sua empresa, e manter uma programação constante permite maximizar o envolvimento sem fazer pausas ou prolongar os tempos de silêncio quando eles não chegam.
Este estudo também mostra que não há correlação entre um aumento na frequência de postagem e uma diminuição no engajamento, já que as empresas que postam mais de dois conteúdos por dia não tiveram retornos negativos.
Não é bom ter uma comunidade apenas esperando para ouvir o que você tem a dizer?
É isso que cria um plano editorial planejado e relevante. Uma rotina constante que combina entusiasmo constante.
Desenvolva conteúdo criando um pipeline de mensagens automatizadas que são lançadas com base em uma programação definida.
Como se fosse um serviço de assinatura, esse aspecto de uma estratégia eficaz do Instagram torna-se crucial. A rotina atende às expectativas dos usuários e constrói confiança, alimentando suas necessidades.
Pense nas postagens do Instagram como sementes para plantar, todas espaçadas e enfileiradas.
Em primeiro lugar, para gerar um crescimento constante, nosso conselho é postar pelo menos dois ou três conteúdos por dia e fazer experiências com uma postagem adicional para entender qual tipo de mensagem mais se adapta à sua realidade e às necessidades do seu público.
Para determinar a melhor época para publicar, use um serviço como o Iconosquare ou o excelente Co-Schedule.
Essas ferramentas poderosas fornecem análise detalhada em uma ampla variedade de aspectos, incluindo otimização.
Qual o horário ideal para postar?
Com as recentes mudanças no algoritmo que gerencia a linha do tempo do Insta, o tempo é um dos elementos levados em consideração pela plataforma para decidir qual conteúdo mostrar aos usuários. É por isso que é vital postar nos intervalos de tempo em que seu público-alvo está mais presente no Instagram para obter mais engajamento.
De acordo com a pesquisa do CoSchedule, os melhores dias para aumentar o engajamento no Insta são segundas e quintas-feiras entre as 20h e 21h.
Claro, esses dados vêm de uma ampla pesquisa, portanto, podem não refletir os hábitos de seu público-alvo. Para isso considera-se muito importante descobrir os hábitos do Insta de seus fãs usando a função story de sua conta do Insta. Isso ajuda a identificar quando seus fãs estão mais ativos e permite que você planeje de acordo, garantindo que seus posts continuem aparecendo no topo do feed.
Mesmo se você perceber que a maioria de seus fãs estão ativado no Insta em um horário específico (em geral de manhã e à noite após 5-6 horas de trabalho), isso não significa que seus posts terão um desempenho melhor durante esse período. Portanto, isso se deve ao aumento da concorrência nesses períodos de tempo que tornam mais difícil chegar ao topo do feed de rolagem nas contas de seus fãs.
Há mais engajamento no Insta nos finais de semana (22,3%), então pode valer a pena agendar algumas postagens para sábado ou domingo.
Publicar o final de semana com o planejamento oferecido pelas soluções de terceiros é fácil, mas você precisa encontrar tempo para responder às mensagens e comentários até aos sábados e domingos.
Uma vez determinados os temas, a frequência de publicação e os tempos de publicação, é útil traçar um plano editorial no qual relatar todo o conteúdo a ser publicado e o respectivo tempo.
Um plano editorial planejado consistente cria expectativa e antecipação. Esta é a chave para o crescimento das atividades de marketing de mídia social e ainda mais hoje no Insta.
Interaja com seus fãs e promova interações. Você pode apenas postar suas próprias imagens, mas descobrimos que o sucesso vem quando você é proativo.
Convide seus seguidores para interagir com seu conteúdo.
Uma boa maneira de impulsionar o engajamento é usando conteúdo interativo. Ou seja, o conteúdo interativo envolve mais seu público, aumenta os cliques e oferece mais oportunidades de educar e encantar sua rede.
Crie qualquer tipo de ação que estimule o envolvimento do usuário no seu conteúdo, de forma a ativar o algoritmo que, desse modo, permitirá que o próprio conteúdo chegue ao maior número de pessoas possível.
Para isso, você pode usar perguntas abertas ou fechadas, pedir às pessoas que respondam a uma pesquisa ou perguntar-se sobre as histórias do Insta.
Imagine cada post seu como uma chance de interagir com seus fãs. Dê a seus fãs algo para fazer e observe como as interações aumentam como um incêndio.
Claro, não interprete mal este conselho, você não deve pedir para cada post apenas algo para fazer aos seus seguidores.
Em vez disso, torna-se vital entender que você não precisa pedir para comprar seu produto todas as vezes, dar seu e-mail ou compartilhar nossa conta com todos que conhecem. É muito mais sutil o que você está pedindo.
Você precisa pedir a seus fãs algo que os faça se sentir bem em fazer isso ou reafirme seus valores ou objetivos.
Com esse método, você pode obter uma interação até 300% maior do que uma simples publicação. Cada post é uma chance para criar interações, aumentar as conversões e se envolver com sua comunidade.
Publicar seu conteúdo deve forçar os usuários a fazer mais do que apenas “digerir” uma foto. Para um crescimento explosivo, os usuários precisam se esforçar para compartilhar seu conteúdo. Pois, cada elemento de sua postagem no Insta deve oferecer a capacidade de conduzir interações e construir sua rede.
O conteúdo interativo ajuda você a aumentar sua taxa de engajamento
De acordo com a Forrester, o engajamento no Insta, medido por curtidas, compartilhamentos e comentários do consumidor, vê-se 10 vezes maior do que o Facebook, 54 vezes maior do que o pinterest e 84 vezes maior do que o Twitter.
Como medir os resultados de sua estratégia de marketing no Instagram
Acompanhar seu desempenho e resultados é crucial para qualquer estratégia social que você deseja implementar.
Isso permite que você entenda qual conteúdo é legal para seu público e permite que você otimize sua estratégia para progredir.
Comprar visualizações Reels no Instagram é, portanto, uma atividade fundamental, mas que obviamente deve ser realizada por profissionais do setor como o Super Fama para dar resultados reais. Você receberá views de usuários reais e tudo isso sem nunca pedir dados pessoais.
Prestando a devida atenção ao crescimento do número de fãs, curtidas no instagram e comentários em seus posts, você tem a chance de entender o que está de fato funcionando (e, portanto, trazendo resultados) e o que precisa melhorar.
Medir a taxa de engajamento no Insta muito simples: adicione o número de curtidas e comentários à seu post e dívida pelo número de fãs que você tinha no momento em que postou.