Ao contrário da mídia tradicional, a mídia social e o Instagram em particular, foi projetado para criar comunidades. É alimentado por comunicação e engajamento bidirecionais. Com o passar dos anos, o foco mudou e, com o aumento do marketing de mídia social, muitos jogadores perderam de vista o etos de engajamento da plataforma. Em vez de conversar, muitas marcas preferem o modo de transmissão, empurrando sua própria agenda, mas ignorando as mensagens e histórias compartilhadas por outros usuários ao seu redor.
O Instagram não é um outdoor online. A capacidade de curtir, comentar e compartilhar conteúdo e de se comunicar de forma direta com as marcas é o que torna a mídia social única, em comparação com as publicações da mídia tradicional. Com o toque de um botão, você pode fazer uma pergunta, fazer uma compra ou solicitar a validação ou verificação de outras pessoas ao redor do mundo sobre uma empresa.
Por outro lado, quando você vê um artigo em um jornal impresso, você não pode mostrar sua aprovação com um coração ou um comentário (bem, você pode, mas o bom pessoal do The Herald Sun provavelmente não verá). A arte única de interação inerente ao Instagram é onde está o segredo do sucesso.
Conversar. Sim. Para que serve? absolutamente tudo!
Quando se trata de Instagram, existem dois tipos de engajamento; O primeiro tipo eu me refiro como engajamento passivo – a interação que você recebe em seu próprio conteúdo (posts / histórias). Esse tipo de engajamento é desejável porque essas curtidas, comentários e compartilhamentos não apenas nos fornecem novos fãs, como também melhoram o desempenho geral da sua conta.
Como regra, quanto mais engajamento seu conteúdo recebe, mais pessoas o algoritmo serve seu conteúdo. O algoritmo do instagram prioriza o conteúdo e as contas que geram interações significativas. ou seja, comentários, mensagens diretas (DMs) e compartilhamentos de postagens. Maior engajamento pós ➡︎ maior alcance pós ➡︎ crescimento de seguidores e reconhecimento da marca (veja mais sobre o algoritmo abaixo).
O segundo tipo de engajamento e o tópico deste post é o que eu gosto de chamar de engajamento proativo: Este tipo de engajamento envolve buscar ativamente e conversar com outras contas de uma forma significativa. Pois, engajamento proativo é o ‘molho secreto’ para o sucesso da mídia social. Dessa forma, é a peça do quebra-cabeça que as marcas costumam negligenciar em seu detrimento.
Deixe-me explicar.
5 Razões para se envolver no Instagram
1. Para atrair seguidores de qualidade e clientes reais
A porcentagem geral de engajamento de sua conta (ou seja, a porcentagem de seus seguidores que se engajam com seu conteúdo) também sofrerá, já que suas postagens sobre atualizações de verão provavelmente não irão repercutir em seguidores falsos que, portanto, não se engajarão. Se seus seguidores não estão se engajando com você, você perde a oportunidade de se engajar de volta – respondendo a perguntas, fornecendo valor e demonstrando sua autoridade no campo escolhido.
Buscar ativamente e se envolver com seu cliente ideal online incentiva as pessoas certas a se conectar e seguir sua (s) conta (s). Essas pessoas são mais propensas a dar os próximos passos. Ou seja, visitar seu site, inscrever-se em sua lista de mala direta e, eventualmente, comprar de você.
Além disso, se você ainda não usufrui do recurso Reels e IGTV, o que está esperando? Comprar visualizações Reels e visualizações IGTV, fará com que seu post tenha uma grande demanda de visibilidade, pois as views atrairá novo usuários que supostamente passará a lhe seguir.
2. Para quebrar o algoritmo e melhorar o desempenho da conta
Oh, aquele algoritmo chato! Ame-o ou odeie-o, ele veio para ficar e, para que seu conteúdo seja visto, você deve jogar apenas as suas regras. Quando as pessoas se envolvem com seu conteúdo (e você com o deles), você está dizendo ao algoritmo que seu conteúdo é valioso. O objetivo do Instagram é manter os usuários felizes e nada mantém os usuários mais felizes do que receber conteúdo valioso que eles amam.
A maneira mais rápida de garantir que seu conteúdo apareça no feed de seu cliente ideal (se ele ainda não o estiver seguindo) é interagir com ele. Assista suas histórias, DM, comente e compartilhe seu conteúdo para que os usuários note e garantir que o algoritmo conecte suas contas.
3. Para lembrar as pessoas que você ainda está aqui
Eu não sei sobre você, mas eu segui alguns relatos e então esqueci completamente que eles existem! Isso acontece por 2 motivos: (1) Eles não postam regularmente ou (2) Eu não interajo com seu conteúdo. Se você não está aparecendo nas histórias de seus seguidores ou se alimentando regularmente, é fácil se tornar esquecível. Portanto, se você não vai postar de forma consistente, envolva-se ativamente com o conteúdo de outras pessoas para ficar em mente.
4. Isso evita que você tenha que produzir conteúdos ininterrupto
Todos nós conhecemos a fera do. O negócio é o seguinte, se você gastar mais do seu ‘orçamento’ de tempo no IG engajando-se com as pessoas, você pode conseguir menos postagens a cada semana. Se, por exemplo, você deixou sua postagem diária para, digamos, 3-4x por semana e gastou 15-20 minutos (ou mais) que leva para escrever uma legenda de postagem envolvendo seus clientes ideais e seguidores existentes, você veja melhores resultados. Menos conteúdo para criar e melhor desempenho em sua conta. Vencer / Vencer.
5. Engajamento gera confiança
No final das contas. Falar é como construímos relacionamentos. Conversar com outros usuários da conta permite que eles o conheçam (e vice-versa) e permite que eles decidam se desejam trabalhar com você ou comprar de você. Além disso, se você tivesse a opção de trabalhar com alguém que você conhece em vez de um completo estranho, quem você escolheria? Aposto que você iria com a pessoa que conhece, gosta e em quem confia.
Quanto mais ativo você for, mais sucesso terá online – atraindo os seguidores certos e construindo sua confiança e lealdade para com você e sua marca para que eles voltem sempre e, eventualmente, quando estiverem prontos para comprar, eles virão para você.